terça-feira, 13 de julho de 2010

Procon cobra dos bancos melhorias no atendimento aos clientes

Uma reunião entre representantes de todos os bancos que atuam em Pernambuco e órgaos de defesa do consumidor está sendo realizada nesta terça-feira (13), na sede do Bandeprev, Bairro do Recife. A intenção é cobrar melhorias do funcionamento das agências e de todo o serviço bancário oferecido no estado, através de um acordo. Esta é a segunda rodada de masas redondas sobre o assunto.

Entre os principais problemas estão o não cumprimento da Lei Estadual que determina em 15 minutos o tempo máximo de espera na fila e a presença de funcionários ao lado dos caixas eletrônicos para auxiliar os correntistas. Participam do encontro Integrantes de todas as unidades do Procon em Pernambuco, de entidades de defesa do consumidor como Adeccon, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), OAB, Defensoria Pública de Pernambuco e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibedec)além de representantes dos bancos Itaú, Unibanco, Bradesco, Real, Santander, HSBC, IBI, Banco do Nordeste, Panamericano, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

De acordo com o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, as instituições bancárias já mostraram avanços na melhoria do atendimento, desde a última mesa redonda, realizada no último mês de março. "Essa pressão dos órgãos atuantes funciona. Já observamos uma melhoria significativa nos serviços oferecidos mas ainda falta muito a fazer. Por exemplo, uma de nossas sugestões é que, principalmente os bancos públicos possam abrir uma hora mais cedo durante os últimos dias do mês, período em que é observado um maior fluxo de clientes e quando são constatadas as maiores filas", detalha.

Para a Federação Nacional de Bancos, Febraban, a intenção do encontro é trazer a discussão para a instituição bancária, tendo como consequência o benefício ao consumidor. "A maior dificuldade dos bancos para o cumprimento da lei dos 15 minutos é a imprevisibilidade do fluxo nas agências, sobretudo nas da Caixa Econômica Federal. Não é sempre que existem os dias de pico", afirmou o representante da Febraban, Evandro Zuliani.

Ainda segundo Zuliani, a estratégia imediata para reduzir o grande movimento nas agências bancárias é o estímulo da população a realizar cada vez mais serviços pela internet. "A tendência é que o atendimento presencial vá reduzindo aos poucos. Hoje em dia quase tudo pode ser feito pela internet e queremos passar essa cultura para um número maior de clientes".

A expectativa é que um novo fórum de negociações seja marcado para o mês de novembro.

Por Elian Balbino, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário