quarta-feira, 19 de maio de 2010

Meteorologia prevê chuvas no Litoral e Zona da Mata nordestina

Representantes dos centros estaduais de meteorologia da Região Nordeste e dos institutos federais da área estão reunidos a partir de hoje em Aracajú, Sergipe, para fazer a previsão climática consensual para os meses de junho, julho e agosto. Na sexta-feira, o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe/Itep) vai divulgar o resultado do prognóstico de chuvas para o principal período de concentração de precipitações, principalmente no litoral e zona da Mata nordestina.

De acordo com a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda, a reunião tem o objetivo de atualizar o resultado da última previsão, que foi realizada no mês passado em Alagoas, e estabeleceu chuvas de normal a acima da média histórica para os meses de maio a julho. Ela acrescenta que a revisão é necessária devido à mudança no comportamento da atmosfera.

Em Pernambuco, a previsão vai indicar o prognóstico de chuvas do Litoral ao Agreste do Estado. Segundo Francos, a quadra chuvosa - período anual que mais chove - dessas áreas começou em maio e vai geralmente, até agosto, enquanto o principal período de chuvas do Semiárido pernambucano já acabou. As chuvas no Sertão ocorrem, em geral, de janeiro a abril, com exceção nas microrregiões do Pajéu e Araripe, que podem durar até maio.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário