terça-feira, 13 de julho de 2010

ONGs recifenses recebem capacitação de planejamento estratégico

Buscar parcerias, melhorar a comunicação externa e consolidar planos de ação. Estas são as principais metas de dez organizações sociais do Recife que estão participando até a próxima quinta-feira de oficinas diárias sobre planejamento estratégico promovidas pelo grupo Aliança Interage. O grupo reúne agências de cooperação e instituições privadas, como o instituto C&A, e trabalha fortalecendo o desenvolvimento institucional e o crescimento das ONGs locais.

“Nosso objetivo é formar uma rede social mais ativa e eficiente, oferecendo a capaticação das ONGs nas questões de gestão financeira, comunicação e monitoramento de projetos em todo o Nordeste”, explicou a programadora do projeto, chamado de Casa Aberta, Paula Lubamba. Segundo ela, os pontos estão sendo trabalhados por causa de uma demanda já existente das organizações. “Nós interagimos o tempo todo com estas entidades e realizamos as oficinas em cima do que elas acham necessário”.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado em Recife e tem como foco o planejamento estragético. Estão participando da oficina dez OGNs. São elas: Seminário de Educação Cristã (SEC), Sociaedade de Ação Comunitária, Lar Batista Elizabeth, Jovens com uma Missão, Casa do Meu Pai, Pão da Vida, Cidade Evangélica dos Orfãos, Redes Mãos que Ajudam, Tia Ana Geralda e o Lar Rejane Marques. Este último, que recebe crianças deficientes em situação de abandono vem sentindo no dia a dia os efeitos da crise financeira mundial.

“Nós temos ótimos projetos, mas cada vez menos dinheiro. O curso está sendo ótimo porque nos dá uma visão melhor de onde procurar novos parceiros, de que maneiras podemos chegar até eles e como formar parcerias com outras OGNs”, afirmou a gerente do Lar Rejane, Danielly Mendes. Ela está participando da oficina e já se mostra satisfeita com os resultados. “Só pelo contato que temos com outras organizações já vale a pena. È uma grande troca”.

Outra oficina, dessa vez com a temática de comunicação, deverá ser realizada pela Aliança Interage no final do mês de agosto. O projeto Casa Aberta, que é totalmente gratuito, já passou por cidades como João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Para mais informações acesse o site do grupo pelo endereço: http://www.interage.org.br/.

Da Redação Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário