domingo, 18 de julho de 2010

Feras começam neste domingo a disputar vagas extras da UFPE

Nestes domingo (18) e segunda (19) tem vestibular para 2.440 feras que disputam vagas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para os cursos de engenharia, no Recife, e licenciaturas em física, química e matemática, em Caruaru, no Agreste.

O concurso extra será realizado porque sobraram vagas do processo seletivo do final do ano passado. Este domingo também é dia de provas para 526 jovens que disputam vagas nos cursos de educação a distância (EAD). Os listões serão divulgados até o dia 30. As aulas começarão em 11 de agosto.

A diferença é que, desta vez, as provas, para os três concursos, serão realizadas à tarde, enquanto no vestibular do final do ano os testes são aplicados de manhã. Todos os estudantes devem chegar às 13h. A orientação da Comissão do Vestibular (Covest) é que os feras estejam nos locais de provas ao meio-dia. É preciso levar carteira de identidade e o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI).

“Optamos por realizar o vestibular à tarde para facilitar o deslocamento dos estudantes, já que haverá testes em várias cidades do interior”, explica a presidente da Covest, Lícia Maia. Ela lembra que os portões serão fechados pontualmente às 13h. E que não é permitido ao fera fazer prova em prédio diferente do designado no CCI.

Para o CTG, a concorrência é de nove candidatos por vaga. O vestibular acontecerá no Recife, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro. A nota da primeira fase será a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto a média da segunda etapa virá do concurso deste fim de semana.

No domingo, até as 17h, os feras vão redigir uma redação e responder duas questões discursivas de português. Também haverá um teste com 16 questões de múltipla escolha de química. Na segunda, as provas serão de matemática e física.

Na unidade acadêmica de Caruaru, o vestibular constará de fase única e as notas do Enem não serão aproveitadas. O exame acontecerá nas mesmas cidades do CTG, com acréscimo de Arcoverde.

Neste domingo, das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de português (16 questões), língua estrangeira (08), história (08) e geografia (08), além de uma redação e duas questões discursivas de português.

Na segunda, a avaliação vai das 13h às 17h, com testes de matemática, física, química e biologia (16 questões cada). A concorrência é a seguinte: licenciatura em física, 1,82 feras por vaga, matemática, 2,80, química, 3,52.

EAD - Os candidatos às vagas de educação a distância fazem provas apenas neste domingo (18), das 13h às 18h. Todos respondem questões de português (com licenciatura), língua estrangeira, matemática e biologia, além de escreverem uma redação.

Há ainda testes de disciplinas específicas, de acordo com o curso. Nenhuma das três licenciaturas tem mais de um candidato por vaga: em língua portuguesa a concorrência é 0,84. Língua Espanhola registra 0,48 e matemática, 0,68.
Do Jornal do Commercio

0 comentários:

Postar um comentário