Israel vai interceptar navio a caminho de Gaza, diz ministro

"Interceptaremos o navio, e também qualquer outro navio que tentar prejudicar a soberania de Israel. Não existe chance de a Rachel Corrie chegar à costa de Gaza", afirmou Lieberman a uma emissora de televisão israelense.
O cargueiro "Rachel Corrie", fretado por uma organização irlandesa de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, se dirige nesta sexta-feira (4) para o território bloqueado por Israel, anunciou em um comunicado a organização.
Pouco antes, os organizadores da frota de ajuda a Gaza - que na segunda-feira passada foi atacada por comandos israelenses - indicaram ter perdido contato com o cargueiro. "Mas o 'Rachel Corrie' prossegue rumo a Gaza", afirmou, em seguida, a Campanha de Solidariedade Irlanda-Palestina, que explicou ter feito contato com seus passageiros
"Jenny Graham, uma passageira a bordo, declarou esta manhã por telefone via satélite que estão a 150 milhas de Gaza, avançando a um bom ritmo", afirma o comunicado.
A embarcação zarpou de Malta na segunda-feira e leva 15 ativistas, inclusive a norte-irlandesa Mairead Corrigan, Prêmio Nobel da Paz de 1976, e Denis Halliday, ex-assistente do secretário geral das Nações Unidas.
"Não vamos permitir que o barco entre em Gaza", disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a ministros nesta quinta-feira (3), segundo relato feito por uma fonte do seu gabinete.
Tanto neste caso quanto na frota anterior, os ativistas tentam levar mantimentos à Faixa de Gaza, furando o bloqueio imposto há anos contra o território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas.
Netanyahu disse que ofertas para que a carga seja inspecionada no porto israelense de Ashdod foram rejeitadas, e que as forças israelenses devem usar "cautela e polidez" ao abordar a embarcação, de modo a evitar danos físicos aos seus passageiros.
Israel alega que seus soldados mataram os ativistas porque foram agredidos ao desembarcarem de um helicóptero no convés do navio Mavi Marmara.
Do G1, com agências internacionais
0 comentários:
Postar um comentário