domingo, 2 de maio de 2010

Não há provas de ligação entre atentado e os talebans, diz polícia de NY

Ainda não há evidência alguma que possa sustentar a reivindicação dos Talebans do Paquistão, que indicam ser os autores do atentado frustrado na Times Square neste sábado (1º), em Nova York, informou o chefe da polícia Raymond Kelly neste domingo (2).

"Ainda que um fabricante de bombas taleban tenha se responsabilizado na internet, não há evidências para respaldar esta versão", disse Kelly aos jornalistas.

Em um vídeo divulgado na internet, o grupo taleban assume a responsabilidade pelo carro-bomba estacionado na Times Square, segundo o serviço SITE de monitoramento das redes extremistas na Web.

Introduzido no YouTube, o vídeo afirma que o atentado foi realizado em represália à morte recente de dois líderes da Al Qaeda no Iraque e aos ataques de aviões sem piloto no Paquistão.

Talebans

Ainda na tarde deste domingo (2) o grupo militante Taleban do Paquistão assumiu a autoria do atentado fracassado ontem à noite na Times Square, um dos locais mais movimentados de Nova York (EUA).

A autoria foi reivindicada em um vídeo de um minuto publicado num site islâmico, em que o grupo afirma que o ataque nos EUA é uma retaliação à morte do líder taleban Baitullah Mehsud e de dois líderes da Al Qaeda, Abu Ayub al Masri e Abu Omar al Bagdadi, mortos no último dia 19 de abril.

As imagens ainda não tiveram sua autenticidade comprovada e foram descobertas pelo SITE Intelligence Group, grupo norte-americano que monitora sites de militantes.

No vídeo de 1 minuto e 11 segundos, a voz de um narrador diz que o ataque chega em resposta à "interferência e terrorismo [dos Estados Unidos] em países muçulmanos, sobretudo no Paquistão".

O vídeo não faz referência específica ao ataque frustrado na Times Square, não fala sobre um carro-bomba e nem indica que o ato aconteceria em Nova York.

Imagens dos militantes mortos são mostradas no vídeo, em que uma voz não identificada faz a narração e há legendas em inglês. Letras douradas aparecem sobre um fundo preto no início do vídeo, dando parabéns aos muçulmanos pelo "ataque de cair o queixo aos satânicos Estados Unidos".

Grupo

Os Talebans do Paquistão são um dos maiores e mais violentos grupos militantes paquistaneses. Eles mantêm fortes ligações com a Al Qaeda e estão baseados no noroeste do país, perto da fronteira com o Afeganistão.

No ano passado, o líder do grupo. Baitullah Mehsud, indicou que "surpreenderia a todos no mundo" com um ataque em Washington ou mesmo na Casa Branca.

Mehsud afirmou seguidamente que seus homens estariam por trás de atentado em março de 2009 na Associação Cívica Americana em Binghamton, mas após investigações as reivindicações de autoria foram consideradas falsas pelas autoridades.
Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário