quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aécio volta a dizer que é candidato ao Senado

Ex-governador participou de primeiro evento após férias na Europa.
Tucano é pressionado para aceitar ser vice de José Serra.

O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB-MG), voltou a dizer nesta quinta-feira (27) que vai optar por concorrer ao Senado nas eleições de outubro. Ele participou nesta manhã de um almoço no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com o governador Antonio Anastasia (PSDB).

"A minha decisão não pode ser tomada a partir de opiniões pessoais, até de boas intenções de alguns companheiros. Elas são legítimas. Mas a minha decisão tem que ser tomada a partir de uma análise muito profunda que eu faço do cenário político", disse.

"Estou absolutamente convencido de que a melhor forma para ajudar a dar a vitória ao governador Anastasia e a Minas Gerais, porque sua vitória é a vitória de Minas Gerais, e ao companheiro e amigo governador José Serra é estando em Minas Gerais como candidato ao Senado", disse.

Este foi o primeiro compromisso público de Aécio após um período de férias na Europa. Durante a ausência do líder tucano de Minas Gerais, a subida da pré-candidata petista Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto fez aumentar a pressão para que Aécio aceitasse ocupar a posição de pré-candidato do PSDB à vice-presidência da República em uma chapa com José Serra.

Aécio disse ainda que não houve nenhuma modificação no cenário, em uma referência às pesquisas, e é preciso que "essas ansiedades sejam contidas". "Nós temos o melhor candidato, o melhor projeto para o país. E eu estarei, como candidato ao Senado em Minas Gerais, dando o meu suor e meu sangue para a vitória desse projeto", disse. O ex-governador se comprometeu ainda a, eventualmente, viajar pelo Brasil ao lado de Serra como mais um "companheiro do partido".

O almoço em Minas foi uma comemoração do Dia da Indústria e uma homenagem ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que vai se licenciar da presidência da entidade no dia 31 deste mês. Ele deve concorrer ao Senado pelo PTB de Pernambuco.

Expectativa

O secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), disse na quarta-feira (26) que participaria do evento. A pauta da reunião eram as estratégias para a campanha em Minas - tanto ao governo do estado quanto à Presidência da República - e a participação de José Serra nas viagens que Aécio fizer pelo estado com o governador Antonio Anastasia, pré-candidato à reeleição. A ideia é "vincular ao máximo" a imagem de Aécio, Serra e Anastasia juntos, segundo Castro.

No ano passado, Aécio disputou a indicação do PSDB para a campanha à Presidência com Serra. O mineiro insistiu na realização de prévias no partido para a escolha de um dos dois, mas, em dezembro, diante do impasse, acabou desistindo da disputa e anunciou que irá concorrer a uma vaga no Senado. Apesar de ter reafirmado diversas vezes sua disposição em disputar o Legislativo, Aécio tem sido cotado para compor a chapa de Serra como candidato a vice-presidente.
Ardilhes Moreira Do G1, em São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário