sábado, 24 de abril de 2010

Enfim, aparece a pesquisa da discórdia entre Humberto e João


Apontada como ponto de desequilíbrio a favor do ex-secretário Humberto Costa na disputa que ele travava com o ex-prefeito João Paulo pela indicação do PT à corrida pelo Senado, a pesquisa encomendada pela direção nacional da legenda ao instituto Vox Populi, e guardada em segredo por ainda não ter sido registrada na Justiça Eleitoral, na época, enfim, é de conhecimento público. A consulta foi construída levando em consideração dois cenários distintos, sugerindo a participação separada dos dois petistas em cada caso. E, ao contrário do que fora anunciado, no dia 18, o documento oficial, que a Folha obteve com exclusividade, revela que a diferença entre os dois rivais é superior aos dois pontos percentuais. Conforme a consulta, Humberto teria seis pontos percentuais a mais que João Paulo.

No primeiro cenário, com Humberto como postulante, ele aparece com 48% das intenções de votos, mesmo percentual do senador Marco Maciel (DEM). O outro possível nome da chapa majoritária governista, o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB), recebeu 31% das promessas de voto, deixando a quarta posição para o senador Sérgio Guerra (PSDB), com 24%. O segundo cenário, com a presença de João Paulo, os números sofreram uma sutil variação. Desta vez, Marco Maciel desponta com 50%, deixando o ex-prefeito do Recife na segunda colocação com 42%. Armando Neto segue na terceira posição com 30% e Sérgio Guerra fecha a consulta com os mesmos 26% do primeiro quadro.

Esses dados foram apresentados pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, no último domingo, na reunião que indicou Humberto. Na ocasião, o dirigente exibiu, pela primeira vez, a pesquisa para o próprio ex-ministro, João Paulo, o prefeito João da Costa e o presidente estadual da legenda, Jorge Perez. Com os números expostos, cada um dos participantes do encontro fizeram suas colocações, e o ex-prefeito retirou sua postulação.

GOVERNO

Com relação à disputa pelo Governo Estadual, a pesquisa mostra a liderança do governador Eduardo Campos com 56% da preferência do eleitorado. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que só decidirá no próximo dia 30 se será candidato ou não, apareceu com 29%. Já no quadro nacional, a consulta apresenta a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) em primeiro lugar, no Estado, com 50% e o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na segunda colocação com 25%.

Para a composição da pesquisa, mil pessoas de 58 municípios pernambucanos foram entrevistadas. A margem de erro estimada é de 3,1% para mais ou para menos, contando com 95% de confiabilidade. A amostra do instituto Vox Populi foi registrada sob o número 16.525/2010, no dia 19 de abril.


(Da Folha de Pernambuco - Gilberto Prazeres)

0 comentários:

Postar um comentário