quarta-feira, 21 de abril de 2010

Culto da Igreja Universal em Botafogo reúne 1 milhão de pessoas e para o trânsito no Rio

Em nota divulgada no fim da tarde desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio pediu desculpas à cidade pelo caos no trânsito durante o evento da Igreja Universal na Enseada de Botafogo. No comunicado, a prefeitura promete não voltar a autorizar eventos deste tipo. Segundo informou o o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Antônio Carbalo Blanco, o culto reúne 1 milhão de pessoas, embora a previsão inicial fosse de apenas cem mil.Até o fim da tarde, nenhuma ocorrência policial havia sido registrada, e o comandante disse esperar que nada venha a ocorrer, pois as consequências seriam imprevisíveis.

O evento começou às 15h e deve ir até as 19h, mas desde cedo o trânsito deu um nó. O movimento de chegada de fiéis congestionou as principais vias de acesso à Zona Sul, como Praia do Flamengo e túneis Rebouças e Santa Bárbara. Para piorar, os ônibus que trouxeram os fiéis ao evento estão estacionados nas ruas de acesso à Botafogo. O movimento causou reflexos no centro da cidade. A Praia de Botafogo parou.

O último boletim da CET-Rio informa que há lentidão no trânsito no Elevado da Perimetral e no Túnel Santa Bárbara e na Rua Pinheiro Machado. Motoristas enfrentam trânsito intenso no Túnel Acústico, avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, no sentido Rebouças, e nas ruas Voluntários da Pátria e das Laranjeiras.

Passageiros de ônibus que seguiam pelo Túnel Santa Bárbara desceram dos veículos e atravessaram o túnel a pé. O metrô é a melhor opção para quem deseja chegar à Zona Sul. Motoristas perdem muito tempo no acessos aos túneis Rebouças e Santa Bárbara, no Centro.

Há muitos ônibus fretados para levar os fiéis ao evento. De acordo com a Cet-Rio, eram esperados 1.500 coletivos. Um deles enguiçou no Elevado da Perimetral o que prejudicou ainda mais o fluxo de veículos na via. Muitos motoristas saíram do carro porque o trânsito não anda. Ônibus lotam também a Avenida Antônio Carlos.

Em Botafogo, o trânsito é bastante lento nas ruas Pinheiro Machado, Muniz Barreto, Voluntários da Pátria e Humaitá. A Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária na Cidade Nova, e Avenida Rio Branco também apresentam congestionamento.

Embora o evento estivesse programado há dias, não há guardas municipais nos cruzamentos ou qualquer esquema para evitar os engarrafamentos. A autoestrada Lagoa-Barra, que também apresentou trânsito intenso, foi uma das poucas vias em que era possível ver agentes de trânsito. A Avenida Epitácio Pessoa também foi afetada.

O Dia da Decisão (DIA D) é organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em 26 estados e Brasília. O engarrafamento com os ônibus dos fiéis começou por volta das 11h, quando moristas já enfrentavam retenção nas praias do Flamengo e Botafogo. No início da semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) fez um apelo para que os motoristas evitem trafegar pelos arredores da Enseada de Botafogo que está interditada desde o meio-dia. O Aterro do Flamengo também foi fechado no feriado para área de lazer.

O evento está previsto para acabar às 21h, quando o Aterro e a enseada de Botafogo deverão ser liberados ao trânsito. A abertura, porém, pode ser adiada, se os coletivos ainda não tiverem deixado o local.

Da Agência O Globo

1 comentários:

Anônimo disse...

que benção

26 de abril de 2010 às 13:36

Postar um comentário