domingo, 18 de abril de 2010

Autoridades reabrem parcialmente aeroportos na França, Alemanha e Espanha

Após o anúncio de que até 20 mil voos podem ser cancelados hoje na Europa, feito pela Eurocontrol, agência responsável pela segurança aérea do continente, três países anunciaram reabertura parcial e limitada a certos horários e destinos em alguns de seus aeroportos. No Reino Unido, no entanto, os cinco aeroportos de Londres seguem fechados no mínimo até segunda-feira.

França

O governo anunciou a reabertura do tráfego aéreo comercial em vários aeroportos do sul do país, entre eles os de Nice e Marselha, mas mantém fechados os de Paris devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão na Islândia. A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) confirmou que os voos comerciais poderão operar ao sul de uma linha imaginária entre as cidades de Bordeaux e Marselha.

A decisão afeta, entre outros, os aeroportos de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz, Ajaccio e Bastia, que ficarão abertos pelo menos até a segunda-feira. Ao longo do dia podem haver mudanças.

Alemanha

O país levantou hoje o bloqueio de seis aeroportos do país somente para voos em direção ao leste da Alemanha.

Um porta-voz do departamento alemão de segurança aérea confirmou à agência de notícias local DPA que a região não está contaminada pelas cinzas e que está autorizada a operação de voos para o leste a partir dos aeroportos de Berlin-Schoenefeld, Berlin-Tegel, Erfurt, Leipzig, Hamburgo e Hannover. A autorização já entrou em vigor.

Todos os outros aeroportos alemães, incluindo os de Frankfurt e Munique, permanecem fechados ao menos até às 14h (horário de Brasília).

As companhias aéreas Air Berlin e Lufthansa cancelaram todos os voos ao menos até este horário.

Espanha

Os aeroportos espanhóis que tinham sido fechados no início do dia reataram suas operações às 15h30 (10h30 no horário de Brasília).

Os aeroportos são os de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Mallorca, Menorca, San Bonet, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza

O aeroporto de Madri também continua aberto.

Reino Unido

O centro de controle do Reino Unido (Nats) ampliou hoje até as 7h (3h no horário de Brasília) de segunda-feira o fechamento do espaço aéreo, ao contrário dos outros países, os cinco aeroportos de Londres seguem fechados.

Com France Presse, Efe e Associated Press

0 comentários:

Postar um comentário