quarta-feira, 31 de março de 2010

EUA anunciam US$ 1,15 bilhão em ajuda para reconstrução do Haiti

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira uma ajuda de 1,15 bilhão de dólares para a reconstrução do Haiti, depois do terremoto que devastou o país em janeiro.

"Os Estados Unidos se comprometem com 1,15 bilhão de dólares para a recuperação e a reconstrução do Haiti a longo prazo", afirmou Hillary, falando para os participantes de uma conferência de doadores em Nova York.

"Este dinheiro se destinará ao plano do governo haitiano nas áreas de agricultura, energia, saúde, segurança e governabilidade", acrescentou.

Ao inaugurar o encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o financiamento de um "futuro melhor" para o Haiti.

Representantes de 138 países e de organismos como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional estão na sede da ONU para tentar arrecadar 3,8 bilhões de dólares para o Haiti nos próximos 18 meses.

O valor seria a primeira parte de um total de US$ 11,5 bilhões, necessários para a reconstrução do país mais pobre das Américas em um prazo de 10 anos.

"Ao fim deste dia, acredito que teremos ajudado verdadeiramente o Haiti a avançar no caminho que leva para um novo e melhor futuro", disse Ban ao inaugurar o evento.

O plano de ação para a reconstrução nacional e o desenvolvimento pretende transformar a tragédia em oportunidade para reconstruir o Haiti sobre novas bases.

A conferência é presidida por Ban, pela secretária de Estado americana e pelo primeiro-ministro haitiano René Preval.


Da AFP paris

0 comentários:

Postar um comentário