Alemanha e França chegam a acordo para ajudar Grécia

Ajudada ao endividado país será dada em conjunto com o FMI.
A França e a Alemanha chegaram a um acordo sobre um plano de financiamento para a ajudar a endividada Grécia, que irá envolver os estados-membros da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou a presidência da França nesta quinta-feira (25). O acordo será submetido ao presidente da UE, Herman Van Rompuy.
A chanceler alemã, Angela Merkel, conseguiu o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy, para um esforço conjunto em encontro da UE, que corria risco de fracassar por discordâncias sobre como lidar com a Grécia, que vem sofrendo para superar seus problemas financeiros.
O acordo abre caminho para empréstimos bilaterais dentro da zona do euro combinados com crédito do FMI, caso a Grécia necessite de ajuda. O anúncio do compromisso entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi feito antes do começo da cúpula de chefes de Estado e de Governo do bloco, que começa nesta quinta e vai até sexta, em Bruxelas.
Van Rompuy deverá decidir, agora, se o acordo "é conveniente" e, nesse caso, "escolherá o momento de distribuição do texto aos demais países membros" da zona do Euro "para que possam estudá-lo".
Entenda
A Grécia é o caso mais emblemático entre os países que vêm enfrentando dificuldades para conseguir empréstimos para refinanciar suas crescentes dívidas públicas. Isso acontece porque o país passa por um desequilíbrio fiscal devido à crise: com a arrecadação em baixa e os gastos em alta, gasta mais do que arrecada.
A Grécia tem a maior dívida da zona do euro, que deve atingir 120% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. O maior temor dos mercados é que os problemas desses países sejam um indicativo de que a recuperação da economia global depois da crise tenha formato de “W”, ou seja, uma ligeira melhora seguida por nova queda e posterior recuperação definitiva.
Com informações da Reuters, da EFE e da France Presse
0 comentários:
Postar um comentário